01/10/2024 -
13h57TJMG participa de reunião da Rede Mineira de Ouvidorias PúblicasForam tratadas questões administrativas da Rede Ouvir
O ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa (dir. de óculos), e a ouvidora adjunta, desembargadora Maria Luiza Santana Assunção (esq. de óculos), participaram da reunião promovida pela Rede Mineira de Ouvidorias Pùblicas (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
Integrantes da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas se reuniram, nesta terça-feira (1º/10), no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) para tratar de questões administrativas da Rede Ouvir e trocar experiências. O encontro contou com a participação do ouvidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Américo Martins da Costa, e da ouvidora adjunta do TJMG, desembargadora Maria Luiza Santana Assunção.
A Rede Ouvir tem o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre seus integrantes. A intenção também é fomentar a expansão do instituto da ouvidoria em todas as esferas, especialmente nas cidades mineiras; a capacitação de agentes envolvidos; e a criação de uma base tecnológica que conectará as unidades municipais, estaduais e federais, buscando otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecendo as ferramentas de transparência, a eficácia das políticas públicas implementadas e o controle social.
A reunião contou com uma apresentação da controladora-geral adjunta do Município de Belo Horizonte e subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção da Capital, Cláudia Costa de Araújo Fusco, que falou sobre os benefícios do controle interno e das Ouvidorias como porta de entrada para os cidadãos. Foi realizada ainda a eleição da nova secretária adjunta da Rede Ouvir, sendo eleita a ouvidora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), Glaucia Fernandino.
A Rede Ouvir tem o objetivo de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre as Ouvidorias Públicas participantes (Crédito: Cecília Pederzoli/TJMG)
O ouvidor do TJMG, desembargador José Américo Martins da Costa, ressaltou o propósito da Rede Ouvir em promover uma maior integração com a sociedade e buscar uma nova realidade administrativa, reunindo os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público (MP).
Segundo ele, encontro também é importante por proporcionar um espaço de diálogo entre as instituições.
"A Rede Ouvir desenvolve suas atribuições considerando as peculiaridades locais, visando atender o cidadão com qualidade e eficiência. É de grande importância o estímulo para que órgãos, entidades, sociedade civil organizada e municípios trabalhem em cooperação, compartilhando conhecimentos e experiências", disse
Para o desembargador José Américo Martins da Costa, a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas se mantém como um projeto inovador, com objetivo principal de consolidar a parceria, a cooperação mútua e a articulação de esforços entre seus integrantes.
"A Rede Ouvir visa fomentar a expansão dos serviços de Ouvidoria em todos os setores e regiões do Estado, fortalecendo as ferramentas de transparência e a eficácia das políticas públicas implementadas", afirmou.
Presenças
A reunião, aberta pelo subcontrolador de Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte, Gustavo Costa Nassif, e pela ouvidora-geral do Cefet, Tatiana Kelly Nunes Bastos, também contou com a participação da coordenadora da Ouvidoria do TJMG, Ângela Lacerda, e da assistente executiva Jéssica Salomé.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial